Como explorar as redes sociais para melhorar a tua StartUp

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O mundo está cada vez mais viral, e para isso é necessário acompanhares essa evolução. Só com a ajuda das redes sociais é que consegues dar a conhecer o teu negócio ao público. Cada vez menos vemos a divulgação de novos negócios nos meios tradicionais (jornal, revistas da especialização, televisão, radio, etc) pois nesta nova era de informação é muito mais fácil chegares ao teu público através das redes sociais do que pelos meios de comunicação tradicionais.

Cada rede social é diferente, desde o público adotante à maneira como a comunicação é feita, e para isso tens de conhecer cada uma delas e tentar perceber qual a melhor para o teu negócio, e assim usá-la nesse sentido.

Para ajudar nesse sentido elaborei uma lista com as principais redes sociais, e vou abordar de uma forma mais superficial as suas respectivas vantagens e ainda o que podem fazer pela divulgação do teu negócio.

  1. Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do Mundo, e por isso é impensável o teu negócio não estar presente nesta rede social. Hoje em dia a grande maioria da população do mundo tem uma página de facebook, é uma rede social onde se consegue encontrar pessoas de todas as faixas etárias, o que facilita a divulgação do seu negócio.

A atualização do timeline do facebook é feita com base na interação dos seus usuários, por isso torna-se mais importante a qualidade da informação do que a quantidade da mesma.

Para isso é necessário que a informação por ti passada seja importante e relevante para quem a irá ler, pois só assim os usuários do facebook irão prestar atenção.

Para conseguires maior visibilidade do teu negócio tens de saber quando e o que publicar. Não necessitas de estar sempre a publicar, pois se souberes publicar na hora em que o teu público está mais ativo, e no local certo maior será a adesão por parte dos usuários.

Para manteres a atenção do teu público começa por acrescentar valor com frases inspiradores, factos importantes, imagens motivacionais entre outras maneiras para os cativares ao teu negócio.

Tens de diversificar as tuas publicações para dessa maneira poderes perceber o teu público e saberes o que melhor funciona com eles.

Para conseguires obter mais tráfego nas tuas redes sociais deves otimizar ao máximo as tuas publicações para assim conseguires ter mais cliques para mais tarde se tornarem leads.

Tente interagir com o seu público, não existe nada pior do que enviar respostas automáticas e não criar laços com os seus seguidores. Responde de maneira clara e humana, pois só assim os seus seguidores irão reconhecer a qualidade que tem o seu negócio.

  1. Instagram

Como já dizia o filosofo chinês Confúcio “Uma imagem vale mais que mil palavras” , e hoje em dia só explorando esse lado da imagem é que consegues que o teu negócio tenha visibilidade, e para isso nada melhor que utilizares o instagram como ferramenta de comunicação da tua marca.

O instagram tem vindo a ganhar cada vez mais adotantes, o que torna esta rede social apetecível para divulgação do teu negócio.

Esta rede social tens duas grandes vantagens na sua utilização para divulgação do teu negócio.

Uma das vantagens, diria mesmo a grande vantagem, do instagram é o facto desta rede social ter sido desenvolvida desde o seu início para telemóveis, o que facilita imenso porque a experiência do utilizador é mais agradável. Para além de tu poderes estar sempre a atualizar o teu feed, esta grande vantagem também vai fazer com que os teus seguidores possam estar sempre perto das tuas novidades, pois podem aceder a qualquer altura e em qualquer lugar.

A outra é o facto desta rede social só aceitar conteúdo visual, ou seja para conseguires comunicar melhor com o teu público tens de criar fotos ou vídeos (até 15 segundos), para conseguires captar a atenção do teu público.

Nesta rede social o que funciona melhor para captar a atenção dos teus seguidores são as fotos motivacionais e frases inspiradoras. O que nesta rede social também funciona muito bem é a publicação do dia-a-dia da tua empresa. Ao documentares o dia-a-dia da tua empresa, do envolvimento da equipa ou até mesmo fotos do espaço estás a fortalecer a tua identidade e a criar uma imagem do teu negócio na mente do teu seguidor.

  1. Twitter

A rede social Twitter é uma boa ferramenta para interagires com o teu público em tempo real.

A prioridade desta rede social é mostrar o que está a acontecer no momento, o que irá proporcionar maior tráfego para a tua empresa, nas redes sociais.

O twitter é uma ótima ferramenta para divulgar algo novo na tua empresa, e assim conseguires ter o feedback do teu público em tempo real.

Esta rede social é ótima para fazeres promoções com maior frequência. Por exemplo, a Chuviscos Cupcakes, uma cadeia de padaria com base em Beverly Hills, Califórnia, usa o Twitter para enviar diariamente ofertas promocionais. Esta ação promovida no twitter fez com esta empresa conseguisse atrair mais de 17.000 seguidores.

  1. LinkedIn

Se o teu negócio é direcionado para empresas (B2B) esta é a tua rede de eleição.

O LinkedIn é uma rede social ótima para criares relações profissionais com pessoas do teu ramo de negócio. Esta é uma rede social corporativa, e bastante parecida com as redes de relacionamentos, mas mais direcionada para a criação de networking profissional.

Deves ter em atenção que a maior parte das pessoas que tens interesse em ligar-te não te conhecem e não tem acesso ao teu perfil completo pelo que deves optimiza-lo, usando a versão “como me vêm” para perceber como o teu perfil aparece aos outros utilizadores e melhorares essa informação para ser mais fácil aceitarem os teus pedidos de contacto.

Deves usar uma fotografia onde se veja claramente a tua cara. Perfis sem fotografias não são levados a sério pelos outros utilizadores e podem assumir que é uma conta de spam. Deves também ter o cargo que deténs e algumas outras informações que acrescentem credibilidade e no sumário deves ter alguma informação mais detalhada sobre ti ou sobre o teu negócio.

Concluídos estes passos podes começar a parte mais divertida que é criar uma lista de 500 a 1000 potenciais clientes. Usa os filtros da pesquisa avançada para encontrares o tipo de pessoa dentro da organização que procuras. Em vendas B2B tipicamente procuramos o mesmo tipo de função em diferentes empresas. Pede para se ligarem a ti, de preferência com uma mensagem de introdução e copia os seus dados para uma folha de dados e os links dos seus perfis para os poderes contactar futuramente.

Esta será certamente a rede social ideal para o crescimento pessoal do teu negócio.

  1. Youtube

O youtube é ideal para conseguires divulgar vídeos do teu trabalho desenvolvido. Através desta rede social podes dar a conhecer aos teus seguidores vídeos de palestras.

O marketing de vídeos tem sido uma atividade com bastante crescimento e que passou a ser uma ferramenta ideal para as estratégias de marketing das empresas.

Cada vez mais o vídeo é escolhido pelas pessoas para ficarem a conhecer algo, e por isso é uma excelente oportunidade de expansão do teu negócio.

A criação de um canal de youtube da tua empresa não só vai ajudar a desenvolver o teu negócio como também vai ajudar no fortalecimento da imagem da tua empresa.

  1. Google +

Embora não seja uma rede social muito visitada, até porque é muito parecida com o facebook, não deixando de ser interessante a tua empresa estar presente nesta mesma rede social. Ajuda bastante em tudo o que SEO, consolidadndo a tua presença nos motores de pesquisa da Google.

  1. Blog

Uma outra boa maneira de divulgação é através do blog e até mesmo de aproximação com o teu público, pois consegues explicar o teu negócio, quer seja através de posts teus, quer mesmo de textos de outros bloggers na mesma área de atuação.

Quando publicas algo no teu blog tens de ter atenção aos teus seguidores e para isso deves conhecer bem as pessoas que te seguem e tentar ao máximo perceber o que elas mais gostam e pelo que mais se interessam.

Para o teu blog ter sucesso tens de ganhar a confiança do teu público e para isso tens de ser objetivo, claro e acima de tudo original nos conteúdos que partilhas. A originalidade nos teus posts será uma mais-valia e talvez aquilo que te vai diferenciar dos outros blogs.

Tenta ao máximo interagir com o teu público, porque, assim como nas outras redes sociais, tens de criar uma ligação com os teus seguidores e se não lhes responderes não o estás a fazer o que pode prejudicar a tua imagem perante os teus seguidores.

  1. Outras redes sociais

Para além das redes sociais anteriormente faladas existem outras onde é interessante a tua empresa estar presente.

Temos o exemplo do snapchat, uma rede social muito utilizada pelos jovens, onde é de todo o interesse estar, caso o teu negócio tenha como público-alvo esta faixa etária.

Esta ferramenta tem como vantagem o facto das fotos ou do vídeos só poderem ser visto durante um período de tempo, o que vai fazer com que o seguidor para saber o que se passa na tua empresa tenha de estar atento às tuas publicações e visite o teu perfil de snapchat várias vezes ao dia, criando assim trafego.

Outra rede social que também pode ser útil para divulgar o teu negócio será o pinterest, que é extramente criativa. Esta rede social, assim como o instagram, também só permite fotos, o que para mostrar a criatividade do teu negócio é ideal.

Existe também o Tumblr, que consiste no género de blog onde podes publicar textos, fotos, imagens motivacionais, vídeos, links, citações, entre outras, ou seja consiste numa rede social onde podes fazer tudo para divulgares a tua ideia ao máximo e tirar o maior proveito disso. Esta rede social assim como o snapchat e o instagram é maioritariamente utilizado por jovens.

Outra rede social também proveitosa para a divulgação do teu negócio é o Periscope, onde podes fazer as tuas transmissões em tempo real. Caso realizes um evento, com esta rede social podes transmiti-la em tempo real e assim os teus seguidores podem ir acompanhando mesmo não estando lá.

Para teres sucesso nas tuas redes sociais tens de pensar que cada uma delas é única e para isso tens de criar uma estratégia diferente para cada uma delas. Mesmo que programes posts automáticos ou até mesmo agendamentos, tens de ter sempre na ideia que cada rede social tem a sua própria linguagem. Para te tornares diferenciador na utilização das redes sociais tens de tentar ao máximo unir os diferentes objetivos que cada rede social tem.

Outra coisa a que deves ter atenção nas tuas publicações nas redes sociais é as imagens, pois a imagem mexe com o psicológico das pessoas, e por isso terá mais adesão que um simples texto ou até mesmo uma só frase. Quando publicas uma imagem tens de conhecer bem como essa rede social trata esse recurso, pois se não conheceres bem a rede social corres o risco de estar a dar um tiro no pé.

Para conseguires trabalhar bem o marketing viral podes ter os botões de compartilhamento em redes sociais, pois são grandes impulsionadores de conteúdos online e irão ajudar-te consideravelmente. Estes call-to-action são uma boa maneira de divulgar os teus conteúdos e até mesmo gerar tráfego nas tuas redes online.

Para que estes botões sejam lidos em emails, PDFs ou até mesmo em relatórios tens de os transformar em links, pois como são escritos em Javascript, não podem ser lidos nos outros formatos.

Para criares estes botões podes fazê-lo manualmente, com o link direto da rede social que queres partilhar, por exemplo http://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=xxxxx, em que na parte xxx colocas o endereço da página.

Para não estares a fazer manualmente para cada uma das redes sociais, hoje em dia já é possível fazer para todas as redes sociais de uma só vez através do Share Link Generator.

Share Link Generator é um site onde podes encontrar todos os botões de compartilhamento onde só tens de colocar o link de cada uma das redes sociais e depois automaticamente fica criado o botão para poderes compartilhar de uma maneira mais rápida e fácil as tuas redes sociais.

Ex:

Se queres que o teu negócio tenha sucesso nesta era dos novos negócios digitais é quase imperativo estar presente nas redes sociais para assim conseguires explorar ao máximo todas as vertentes do marketing e consequentemente melhorares o teu negócio.

As redes sociais são uma ótima maneira de dares a conhecer o teu negócio e para além disso consegues estar sempre em contacto direto com o teu público, pois de qualquer outra maneira de comunicação (jornal, revistas, televisão, rádio, etc) não tens a perceção do teu cliente de imediato, pois não consegues ver até quantas pessoas chegaste.

Através das páginas das tuas redes sociais consegues ter acesso direto a quantas pessoas conseguiste alcançar com a tua publicação e ficas logo com a noção daquilo que o teu público-alvo gosta, e assim focares-te na maneira com que tens de comunicar.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
By | 2018-01-19T11:00:15+00:00 Fevereiro 10th, 2017|Categories: Uncategorized|0 comentários

About the Author:

Deixe o seu comentário